Seminário debate novas diretrizes da educação infantil em Ilhéus
A Secretaria de Educação de Ilhéus (Seduc) reuniu supervisores, orientadores e gestores da rede municipal de ensino, nesta terça-feira (10), para o Seminário Interno de Educação Infantil, cujo objetivo é discutir as novas diretrizes curriculares nacionais da educação infantil e sua materialização na organização do trabalho pedagógico. O prefeito Jabes Ribeiro e a secretária de Educação, Marlúcia Mendes Rocha, prestigiaram o evento.
Na oportunidade, o prefeito falou aos presentes sobre as dificuldades que o município enfrenta para adequar o índice de comprometimento da folha de pagamento às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Ele reafirmou a impossibilidade de autorizar o pedido de reajuste salarial dos servidores, porque o município está com índice de 64 por cento da folha de pagamento, quando a lei preceitua que o máximo é 54 por cento. “Vamos fazer mais um apelo, mais uma proposta aos sindicatos, com o objetivo de assegurar os postos de trabalho. Mas se não houver compreensão, entendimento, como tem ocorrido em outros municípios, não temos outra alternativa, senão a demissão de centenas de servidores”, enfatizou o prefeito de Ilhéus.
O encontro foi realizado no auditório da Faculdade de Ilhéus, com palestras sobre os temas “O olhar das diretrizes curriculares sobre a interação e o brincar”, ministrada pela professora Jorsinai Argolo, da Universidade Estadual de Santa Cruz, e “Brinquedos e brincadeiras no cotidiano escolar”, apresentada pela professora Maria Aparecida Cassimiro, da Seduc.
As oficinas foram desenvolvidas em torno de temas importantes para o cotidiano da educação infantil, sobretudo as práticas na sala de aula. Entre eles, a avaliação, planejamento e rotina desses ciclos de ensino-aprendizagem e contação de história como parte integrante da organização do trabalho pedagógico. As oficinas foram coordenadas pelas professoras Simara Cardoso, Áurea Tomás, Maria Aparecida e Maria Neta.